Amigas que me visitam !!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Livros

1..........Sempre estou a procura de alguma coisa na internet.....Gosto de pesquisar, de comparar e, acima de tudo, gosto de obter conhecimento, de aprender sempre.... Acho que essa característica foi sempre um dos traços da minha personalidade, e para além disso, gosto muito de ler. Considero que um livro é um TESOURO, e mesmo o mais velho, o mais mal conservado sempre ensina alguma coisa. Por isso não consigo me desfazer de nenhum livro.

2..........Não entendo como há pessoas que tratam tão mal um livro, não lhe dando nenhum valor. Lembro-me que ainda muito pequena, talvez com 7 ou 8 anos, que o meu grande sonho de consumo, era ter uma grande biblioteca em casa. Ter livros. E, apesar da situação financeira não permitir tal luxo, o meu pai ia comprando livros aqui e ali e eu lia.

3..........Acredito que herdei esse gosto pelos livros dos meus pais. Os dois sempre gostaram de ler. O meu pai gosta de história e passou esse gosto para mim. Adoro ler livros sobre história. Não me esqueço, em muito pequenina,do meu pai a contar para mim sobre a história da Rainha Santa Izabel, do milagres das Rosas, do rei seu marido D. Diniz, o primeiro rei de Portugal alfabetizado, e de outras tantas...

4..........Há algum tempo, numa livraria vi um livro intitulado Os Cães de Deus, de James Reston Jr., que pelo título me chamou a atenção. Primeiramente vi que se tratava de livro sobre história, já que na capa trazia que se tratava de " um relato empolgante dos acontecimentos cruciais de 1492, ano que mudou para sempre a face do mundo ".



5..........Comecei a ler e não quiria parar até chegar ao fim. É muito bom, para quem gosta de história..... Agora é o meu marido que o está a ler e como eu, está a gostar muito de livro. Aconselho para quem gostar de história, especialmente esta que envolve a expulsão dos judeus pelos reis católicos de Espanha - Izabel e Fernando -, da expulsão dos mouros, do descobrimento da América por Colombo, da inquisição espanhola e tantos outros fatos ocorridos no ano de 1492. Se hoje há barbaridades cometidas por alguns chefes de estado e governo, naquela época não era diferente, com a falta total de aceitação do diferente, com total falta de respeito pelo próximo, pelo poder que os reis e a igreja tinham sobre o povo, ao ponto de se cometerem autênticas barbaridades contra o povo em geral e em particular contra os judeus, mouros, indígenas, etc.



6..........Bem, dizia eu que estava pesquisando na internet, quando me deparei com o site http://www.estantevirtual.com.br/. A título de curiosidade coloquei o nome do livro que comprei no Brasil intitulado Méetodo Singer de Corte e Costura. Verifiquei que há vários à venda e que o preço varia um bocadinho.


publicado em


  • 1952 --------R$ 35,00 (em português)


  • 1949 --------R$ 50,00 (idem)


  • 1959 --------R$ 50,00 (idem)


  • 1951 --------R$ 120,00 (idem)


  • 1930 --------R$ 50,00 (em inglês)



      • 7...........Por último, já dizia Francis Bacon que "Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir."




        8..........De igual forma, há muitas outras frases, ditas por pessoas conhecidas que retratam muito bem o livro.Vejamos:





        • O bom livro é um bom amigo. - Jacques-Henri De Saint Pierre



        • Os leitores servem-se dos livros como os cidadãos dos homens. Não vivemos com todos os nossos contemporâneos, escolhemos alguns amigos. - Voltaire



        • O livro de bolso é o poderoso instrumento de cultura da civilização moderna. - Jean Giono



        • Agora, livro meu, vai, vai para onde o acaso te leve. - Paul Verlaine



        • Há pessoas que têm uma biblioteca como os eunucos um hárem. - Victor Hugo



        • Peço a um livro que crie em mim a necessidade daquilo que ele me traz. - Jean Rostand



        • Um livro é uma janela pela qual nos evadimos. - Julien Green



        • Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós. - Franz Kafka



        • Penetrar num livro é mudar de universo, é abrir um horizonte. (...) A obra é, ao mesmo tempo, uma fechadura e um acesso, um segredo e a chave do seu segredo. - Jean Rousset



        • Livros do dia, livros de um dia. - Roger Judrin


        • Uns livros lêem-se na cozinha, outros no salão. Um livro verdadeiramente bom, lê-se em toda a parte. - Thomas Chandler Haliburton



        • Se um livro é mau, nada o pode desculpar; sendo bom, nem todos os reis o conseguem esmagar. - Voltaire



        • É fácil dizer-se que não é um grande livro. Mas que qualidade lhe faltará? Talvez a de nada acrescentar à nossa visão da vida. - Virginia Wolf



        • Nenhum lugar proporciona uma prova mais evidente da vaidade das esperanças humanas do que uma biblioteca pública. - Samuel Johnson



        • Os homens só podem compreender um livro profundo, depois de terem vivido pelo menos, uma parte daquilo que ele contém. - Ezra Pound (in www.mnecho.com/frases/livro.htm -)









        Sem comentários: